Sobre o Atrativo

É com esse espírito e munido desse sentido identitário de nossas raízes culturais, que  devemos adentrar e conhecer o Museu de História e Folclore "Maria Olímpia".

Criado oficialmente em agosto de 1973, graças ao trabalho do professor José Sant'Anna e a participação e entusiasmo de olimpienses abnegados, como o professor Victorio Sgorlon e sua esposa Lourice Arutin Sgorlon, que o museu é considerado um dos mais completos do Brasil.

O riquíssimo acervo possui cerca de 10 mil peças, dentre indumentárias diversas de folias de reis, congadas, reisados, moçambiques, caiapós, reisados, bacamartes, parafusos, e ainda peças de barro, bambu, madeira, couro, ágata, toalhas com abrolhos, trançados em palha, crochê, pinturas, objetos representativos dos mitos brasileiros, instrumentos musicais, peças de hábitos tradicionais como o pilão, esporas, luminárias, serras, ferros de
passar, equipamentos rudimentares agrícolas e uma biblioteca especializada nas tradições da cultura popular.

A mais antiga e uma valiosa peça fica na parte exterior do museu e é um dos elementos mais significativos na história social e econômica do município. Trata-se de uma locomotiva inglesa de 1892 (Maria Fumaça), que ligou Olímpia ao resto do Brasil, por esse meio de transporte, promovendo o desenvolvimento econômico da região.

O palacete Giosué Tonanni que abriga o Museu de História e Folclore "Maria Olímpia", concluído em 1916, é hoje um dos cartões postais da cidade.

O Museu de História e Folclore "Maria Olímpia" que no ano de 2013 completou 40 anos, está situado na Rua David Oliveira, 420, Centro.

Um dos mais completos acervos sobre Folclore.

É visitado por estudiosos, pesquisadores e alunos de vários Estados.
 
Visitação: Seg a Sexta: 9h às 18h / Sáb, Dom. e feriados: 12h às 18h

Dados para Contato

  • (17) 3281-6415
  • Rua David de Oliveira, 420

Envie um e-mail

Localização

Área Restrita